Na segunda visita ao Colégio, tivemos a oportunidade de conversar com a Professora de Língua Portuguesa Fátima Kaliiu - que é professora há 19 anos, e há 13 leciona no colégio Central. Ministra aulas para 10 turmas, nos turnos matutino e noturno.
Profª. Fátima nos revelou que seu planejamento de aulas só ocorre após conhecer os alunos e "testar" a turma, como uma espécie de termometro para saber como, por onde e até onde ir. Dessa forma o planejamento é semanal. Quinzenalmente, ela reúne-se com os demais professores de Língua Portuguesa e Artes para realizarem o AC. Nessas reuniões, cada professor expõe e adequa seu conteúdo para não haver desigualdade na distribuição dos conteúdos entre as turmas. O planejamento das aulas advém da seguinte forma: teorias, conteúdos e práticas. As aulas práticas são realizadas através dos exercícios de fixação e produções textuais.
Fátima nos contou também que a avaliação é processual. Mas também há avaliação unificada que ajuda os alunos a conhecerem a prova do ENEM. Não há coordenação pedagógica na escola, o diretor, Jorge Nunes é quem assume essa função e coordena as atividades.
A professora também mostrou ter um bom relacionamento com os alunos, mas confessou também que alunos não gostam de ler e a falta de leitura prejudica suas produções textuais. E, por conta disso, a professora perde de 10 a 15 minutos de aula conscientizando-os sobre a importância de ler e escrever. Outra dificuldade apresentada foi a resistência que os alunos tem em fazer seus exercícios, por isso, só fazem suas atividades forem pontuadas. Os alunos receberam material didático (livro), mas não levam para escola, pois segundo eles o livro é pesado demais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário